sábado, 10 de dezembro de 2011

Sobremesas - Tenore

Gente, na semana passada fui duas vezes no Tenore e tive a oportunidade de provar dois doces muito bons: cheesecake de cassis e brownie com sorvete. Doce não é meu forte, mas este post é sobre eles. Espero que gostem! =)


Na primeira vez, foi no aniversário da Marcela, noiva do Thiago Diogo, um amigo. Parabéns Marcela! Neste dia, pedi um brownie de chocolate com sorvete. Acredito que não haja muito o que falar de brownie, pois nunca comi um ruim. Ainda assim, ele estava delicioso, tanto, que esqueci de tirar foto.  Assim que o vi, fui direto comer, e briguei com a Mônica até o ultimo pedaço. Ele é bem parecido com o do Outback: vem o bolinho em baixo do sorvete e regado de calda de chocolate. É um prato lindo, que enche os olhos e extremamente saboroso. Com esta pedida, ninguém vai se arrepender!

A segunda vez que fomos, foi no encontro final do grupo de pesquisa do mestrado, o GEMS (que ainda não tem site  =p). Desta vez, pedimos o cheesecake de cassis de sobremesa, o da foto acima. Ele vem servido de uma forma bem elegante que agrada tanto a visão quanto o paladar. O cheescake estava bem consistente, com a base macia e a cobertura de cassis deliciosa. Como eu nunca tinha provado de cassis, não posso dizer se este é pior ou melhor que outros. Mas o cheescake é um dos meus doces prediletos e prefiro o tradicional de goiaba. Apesar de ser bem gostoso, acho que poderia estar melhor se o creme de queijo estivesse mais macio e menos suave e a cobertura um pouco menos doce. 

As duas sobremesas dividi com a Mônica e ficamos bastante satisfeitos. Porém, embora o cheesecake estivesse bom, depois de algumas colheradas, já comia sem tanta vontade, bem diferente do brownie que se manteve desejado até o final e depois... =)

O Tenore é um restaurante muito agradável. Ele é bem decorado e a iluminação na medida certa propicia um ambiente acolhedor que te deixa à vontade, inspirando intimidade, principalmente na adega. A localização é muito boa e à noite não é tão difícil encontrar vaga. Além de pratos a la carte eles tem um buffet sofisticado que conta com frutos do mar e grelhados. Pra quem gosta, sugiro a lula recheada de salmão que é simplesmente espetacular! O atendimento é bom, os garçons estão sempre uniformizados e apresentáveis, além de serem bastante prestativos.

Para a avaliação dos pratos, vou utilizar o padrão do Caminhos Gastronômicos do amigo Rafael Moulin, que gostei muito.

Brownie
Faixa de preço: $
Nota final: 5/5

Cheesecake de cassis
Faixa de preço: $
Nota final: 3/5

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Provolone à Milanesa - Tio Cotó




Caros leitores, me desculpem pela demora, mas estou numa corrida para terminar o mestrado e até o dia 15 estarei super atolado. Depois disto prometo que teremos várias atualizações no blog. Já estou com várias fotos/pratos, mas estou tentando manter o foco. Segue a dica de hoje! =D



Um dos meus petiscos favoritos é o Provolone à Milanesa. Acho que esta combinação de um sabor forte deste queijo aliado à "crocânciada preparação à milanesa se traduz, quando bem feito, em uma experiência gastronômica ímpar. A porção do Tio Cotó é bem servida e muito bem feita, sendo uma das melhores que já comi.


O Tio Cotó fica na Praça Leoni Ramos (AKA Praça da Cantareira), point universitário da UFF, tanto para os alunos do Gragoatá quando dos outros campi. É um dos restaurantes que fica cheio durante as noites de quinta e sexta por estudantes. O ambiente é simples e apesar de ser um restaurante, na parte aberta (apesar de ser coberta) se parece muito mais com um barzinho.

Recomendo este petisco, que fica muito bom acompanhado de chopp!

Até a próxima e Buon Sapore!

sábado, 26 de novembro de 2011

Caldeirada de Frutos do Mar - Bicho Papão

Gente, uma outra vertente do blog é indicar bons pratos e este será o primeiro post nesta linha. Espero que vocês gostem.

 Há bastante tempo, eu não comia um prato de frutos do mar tão bom como hoje. No ano passado viajei para Salvador, onde comi uma moqueca inesquecível, e desde então fiquei com vontade de experimentar novamente uma receita de peixe preparada com azeite de dendê. Bendita a hora que o Click On me presenteou com a promoção deste post! 

A Caldeirada de Frutos do Mar do Bicho Papão vem generosamente recheada de iguarias do mar: peixe, lula, polvo, mexilhão e camarão. É preparada com azeite de dendê e ervas, resultando em um tempero espetacular. Para acompanhar vem pirão e arroz branco. Ele realmente superou minhas expectativas, pois além de ter um sabor marcante, serviu minha mãe, meu pai e eu, que repetimos duas vezes.    

O restaurante Bicho Papão é antigo e conhecido por quem cresceu em Niterói. Ele tem uma decoração que faz você se sentir numa casa de pescador ou algo do tipo. Tem barcos na parede e no meio do salão, âncora, conchas e rede de pesca. Neste dia tinha ainda um cara tocando harpa, algo que eu nunca tinha visto pessoalmente e achei muito legal. O ambiente é ótimo, acolhedor, confortável e convidativo. 

Resumindo, o lugar é muito bom e o prato é sensacional. Fiquei muito satisfeito e com vontade de voltar, virei cliente. Recomendo!





quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Insalata Pepe Dolce

Este foi meu almoço de hoje! Uma salada que eu estava com bastante vontade de fazer. Desde outro dia os ingredientes passeavam pela minha vontade, estava ansioso por provar o sabor que ela teria...
Ficou muito boa e é um dos pratos mais bonitos que eu já fiz. Ela ficou com um sabor suave, levemente apimentado e puxado para o agridoce.

Pela primeira vez, consegui anotar a receita do que eu fiz. Fiquei bem satisfeito e foi um grande incentivo a criar o blog.
Foi bem fácil de fazer!
Segue a receita.


Ingredientes:
  • Meia cenoura pequena ralada.
  • Meia maça ralada
  • Meia cebola picada em pedacinhos bem pequenos
  • meio tomate picado pequeno sem caroços
  • Uma salsicha picada pequena (pode ser frango desfiado)
  • Um copo de iogurte natural
  • Cebolinha e salsinha
  • Uma colher de doce de mostarda amarela

Temperos:
  • Sal a gosto (uma colher de café não muito cheia)
  • Pimenta calabresa (uma colher de café)
  • Gengibre em pó

Forma de preparo:
Picar a salsicha e ferventar. Picar a maçã e a cebola em cubos pequenos e ralar a cenoura. Misturar os ingredientes com iogourt, aos poucos. Cortar a cebolinha e a salsinha e misturar. Colocar a mostarda e a pimenta. Temperar com sal e orégano a gosto.

Para servir, eu coloquei a salada em um pote redondo (no formato de meia lua) e depois virei no prato. A salada não desmontou pois ficou com uma consistência firme apesar de molhadinha. Após, salpiquei o gengibre em pó e o orégano.

Redimento: 3 porções (como as da foto).

Para acompanhar acho que fica legal uma carne branca ou peixe e vinho branco.

Buon Apetitto!



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Buon Appetito!



Oi blogonautas (vi essa palavra noutro blog e gostei),

Este é meu primeiro post e não sei bem o que escrever. =/

Já tentei ter blogs várias vezes, sem sucesso. Acho que eu deveria ter um blog de tecnologia, pois trabalho com isto e isto ajudaria no marketing pessoal. Mas, depois de tentar algumas vezes, desisti. Acho que ser uma necessidade, mais uma obrigação, tornava-se meio chato e eu inconscientemente ia abandonando.

A iniciativa de mais um blog veio de amigos que sugeriram isto após incansáveis conversas sobre comida. Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é comer e cozinhar! Sim, cozinhar... e comer... e falar de comida!

Guardo bem o que comi nos lugares que valem a lembrança. Quando gosto da comida de um lugar, eu falo, faço propaganda e incito nas pessoas a vontade de provar.

O objetivo deste blog é falar de comida, de bom gosto. Não me preocupo com pratos caros ou baratos, mas tem que ser saboroso. Comida deve ser daquele jeito que te transporta quando você lembra. Que te leva para aquele exato momento que você sentia o gosto, o cheiro da comida. Que te lembra de um momento especial ou marcante da sua vida. Que te faz lembrar e sentir saudade de pessoas. Quem não se lembra da avó quando pensa em algo que ela fazia? E sente saudade... e quase sente o cheiro e o sabor novamente?


Comida é sentimento! Sentimento materializado na forma de alimento, seja por necessidade ou puro prazer.


Espero nos vermos em breve.
abraços